terça-feira, 6 de outubro de 2015

Guia Vida na Suíça


Todos nós imigrantes sabemos que não é fácil morar fora do nosso país! 
Foi partindo desta premissa que nós, três brasileiras radicadas na Suíça (Fabiana Kuriki, Maria Carolina Aeschlimann e Patricia Lobmaier), resolvemos nos unir para criar o projeto Vida na Suíça usando nossos conhecimentos e experiência profissional em diferentes áreas.

A proposta dele é apoiar a integração desses estrangeiros no país por meio de um livro: Guia Vida na Suíça, a criação de um website que reúne informações úteis e importantes para os imigrantes, bem como o desenvolvimento de um trabalho de mídias sociais para divulgá-las (facebook.com/vidanasuica).

O livro reúne em um único material, com linguagem fácil e objetiva, as informações relevantes que facilitam a adaptação e a compreensão do novo país em que vivem estes imigrantes, mantendo sempre o aspecto internacional de conexão com seu país de origem. O download do guia pode ser feito no próprio site do projeto: www.vidanasuica.com  

Todo o trabalho para a realização deste guia/livro foi feito de forma voluntária e independente pelas suas idealizadoras. Parceiros ajudaram a custear as despesas envolvidas para a publicação do material ou apoiaram a iniciativa de forma institucional. são eles: Christian Bachmann da Swiss LifeCEBRAC - Centro Brasil CulturalConsulado Geral do Brasil em GenebraConsulado Geral do Brasil em ZuriqueLobmaier & Negrão - Advocacia e Consultoria, além de Magali Kriebel. 

As dificuldades são inúmeras e o processo de integração é um caminho longo a ser percorrido. Entretanto, acreditamos que com informação organizada e um ponto de apoio disponível esta fase de transição pode ser tornar bem mais fácil! 

Acompanhe nosso trabalho e fique informado. A casa é nossa! :)

6 comentários:

  1. Achei este blog por acaso, ao pesquisar sobre vistos, e me encantei. A crescente comunidade brasileira na Suíça se torna a cada dia mais bem informada com sites como este, que unem qualidade e quantidade de informação. Meus cordiais parabéns aos idealizadores!

    ResponderExcluir
  2. Olá Aurora! Obrigada pelas palavras de carinho! Fico muito feliz que este trabalho possa agregar valor para você e toda a comunidade brasileira residente na Suíça! Seja bem vinda! ;)

    ResponderExcluir
  3. Elogios à qualidade técnica e contextualizada das informações desse blog, linguagem que promive uma leitura agradável e bem esclarecedora. Continuem assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada José! Fico muito feliz que o trabalho de informar através deste blog possa ajudar! :)

      Excluir
  4. Eu queria uma informação. Eu tinha resid. B pois me casei na Suiça com uma brasileira resid. C. Registramos o casamento no consulado brasileiro, mas nos divorciamos consensualmente srm ter registrado o casamento no Brasil. Agora resolvemos casar novamente, mas awui no Brasil e voltarei pra Suiça. Há algum problema com a justiça aquí??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai precisar homologar este divórcio no Brasil primeiro, ainda que o registro consular de casamento não tenha sido transcrito em cartório brasileiro. Para que a comunicação fique mais fácil, envie um e-mail para info@lobmaier-negrao.ch, por favor. Obrigada!

      Excluir